PortugalREFERENDO
JORGE MIRANDA CONSIDERA QUE PROPOSTA NÃO É INCONSTITUCIONAL

19/02/14

O constitucionalista Jorge Miranda disse hoje não ver inconstitucionalidade na proposta de referendo sobre a coadoção e adoção de crianças por casais homossexuais, que aguarda decisão do Tribunal Constitucional.

"Inconstitucional não é. A Constituição diz quais são as matérias que não podem ser objeto de referendo e essa matéria não está excluída", disse Jorge Miranda em declarações à agência Lusa.

O professor reconhece que as perguntas que constam da proposta de consulta popular "são um pouco diferentes", mas mesmo assim considera que é sempre "possível responder 'sim' a uma e 'não' a outra".

Sobre o facto de uma das perguntas propostas (sobre a adoção plena) não ter qualquer iniciativa legislativa associada, questão que várias vozes defendem poder suscitar dúvidas de constitucionalidade, Jorge Miranda sustentou que "não é necessário que tenha".

Ressalvando que "tem acompanhado pouco a questão", o professor da Faculdade de Direito de Lisboa, adiantou que resta aguardar pela decisão do Tribunal Constitucional.

A proposta de referendo sobre esta matéria foi enviada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, ao Tribunal Constitucional, que se encontra a avaliar a constitucionalidade das duas perguntas contidas na proposta, uma sobre a coadoção e outra sobre a adoção plena de crianças por parte de casais do mesmo sexo.

A proposta de referendo, apresentada pelo PSD, foi aprovada no Parlamento, com a abstenção do CDS-PP e os votos contra de PS, PCP, BE e PEV, há três semanas.

Fonte: LUSA