BrasilFAUSTO DE SANCTIS RECEBE PRÊMIO DE ADVOGADOS DE NOVA YORK

24 de Janeiro de 2016

O desembargador federal Fausto De Sanctis, especialista na área de crimes financeiros e famoso por sua atuação em operações de combate à lavagem de dinheiro, receberá nesta segunda-feira (25/1) o prêmio International Section's annual Award for Distinction in International Law and Affairs, concedido pela New York State Bar Association (associação de advogados do Estado de Nova York).

Jeferson Heroico/Divulgação

O prêmio é um reconhecimento àqueles que contribuíram para o desenvolvimento global do Direito Internacional e do Estado de Direito.

De acordo com a NYSBA, o papel de liderança de De Sanctis em desafiar a corrupção no Brasil é, "sem dúvida, um esforço significativo para desenvolver a aplicação das normas jurídicas anti-corrupção para o Brasil". Segundo a associação de advogados de Nova York, os recentes casos de corrupção descobertos e combatidos no Brasil não poderiam ter acontecido sem os "difíceis casos" analisados por ele anteriormente.

Além de autor de livros e artigos sobre crimes financeiros e corrupção, vários deles lançados primeiro no exterior, o desembargador frequentemente é convidado a palestrar sobre o tema.

De Sanctis foi o juiz que esteve à frente das operações satiagraha (que investigou esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o Grupo Opportunity) e castelo de areia (investigação sobre supostos crimes financeiros e desvio de verbas públicas que envolveriam partidos e empreiteiras). Ambos os casos acabaram anulados pelo Superior Tribunal de Justiça. Hoje, ele atua no Tribunal Regional Federal da 3ª Região com processos previdenciários.

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 24 de janeiro de 2016, 14h50