VISITAS

Visita do Deputado Fernando Negrão, Novo Membro da CJLP

O Secretário Geral da CJLP – Nelson Faria de Oliveira recebeu a presença do nobre Deputado Fernando Negrão – Assembleia da República Portuguesa - o mais novo membro da CJLP – Comunidade de Juristas de Lingua Portuguesa.

Com uma carreira brilhante, além de atual deputado , desempenhou diversos cargos:

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi oficial da Força Aérea Portuguesa, advogado e juiz.

Exerceu também os cargos de diretor-geral da Polícia Judiciária durante o XIII Governo Constitucional (1995-1999), chefiado por António Guterres, e de presidente do Conselho de Administração do Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Foi Ministro da Segurança Social, da Família e da Criança do XVI Governo Constitucional, de Pedro Santana Lopes, entre 2004 e 2005.

Foi Ministro da Justiça do efémero XX Governo Constitucional, de Pedro Passos Coelho, em 2015. Foi eleito líder parlamentar do PSD em 2018.

Foi Vice-Presidente da Assembleia da Republica na XIV Legislatura. Entre tantos outros cargos e atividades.

Fonte: CJLP –  Comunidade de Juristas de Lingua Portuguesa – www.cjlp.org  – 08 / 2022

Dr. Nelson Faria de Oliveira e o Desembargador Davi Meirelles
 

 

Visita do Desembargador Davi Furtado Meireles, Membro Fundador da CJLP

O Dr. Nelson Faria de Oliveira – Secretário Geral da CJLP – Comunidade de Juristas de Lingua Portuguesa, recebeu no dia 23 de Maio  a   visita do Desembargador Davi Meirelles, um dos membros  fundadores da CJLP – www.cjlp.org ,   oportunidade em que foi possível conversar a respeito dos princípios da CJLP e das iniciativas que se pretendem desenvolver, assim como o momento JurÍdico que se vive no Brasil.

Segue um pequeno curriculum do ilustre Desembargador, um dos mais destacados defensores das questões laborais , visando o equilibrio e o bem estar das relações entre Trabalharores e Empregadores, sempre com vistas ao desenvolvimento e bem estar do Brasil.

DAVI FURTADO MEIRELLES

Desembargador Federal do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP), nomeado pelo Presidente da República em 19 de julho de 2007 para o preenchimento de vaga destinada ao Quinto Constitucional da OAB.

Integrante da 14ª Turma, a qual presidiu no biênio 2010/2012, e da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC).

Foi advogado trabalhista do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de agosto de 1990 a julho de 2007 e Coordenador-Geral do Departamento Jurídico de fevereiro de 2003 a julho de 2007.

Foi assessor jurídico da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Bancada dos Trabalhadores no Fórum Nacional do Trabalho (FNT), na discussão da reforma sindical, de agosto de 2003 a março de 2005.

Também foi assessor jurídico da Federação dos Metalúrgicos da CUT, sendo o responsável pelas negociações coletivas junto aos sindicatos patronais liderados pela FIESP, no período de abril de 1994 a março 1998.

Foi advogado associado do escritório Mauad & Meirelles Advocacia e Consultoria Jurídica S/C, de março de 2002 a julho de 2007.

É professor contratado da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, onde leciona a disciplina Direito do Trabalho II (Direito Coletivo do Trabalho e Direito Previdenciário), e professor de Direito Coletivo do Trabalho nos cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito (EPD) e da Escola Superior de Advocacia (ESA).

É formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e detém o título de Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Autor do livro "Negociação Coletiva no Local de Trabalho: A experiência dos metalúrgicos do ABC", Editora LTr, novembro de 2008. É, também, autor de diversos artigos publicados em livros, revistas, periódicos e suplementos jurídicos, todos eles na área do Direito do Trabalho e já participou de vários Congressos, Seminários, Palestras e Cursos sobre Direito do Trabalho, na qualidade de palestrante ou debatedor, patrocinados pela OAB/SP, ABRAT, AATSP, AMATRA/SP, EMATRA/PR, PUC/SP, UNIBAN, UNIABC, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Editora LTr, Grupo Catho, Grupo Mission, ADPO, dentre outro.

O Desembargador Federal do Trabalho, Davi Furtado Meirelles, é mineiro de Cruzília-MG, onde nasceu aos 19 de julho de 1965.

Fonte: Davi Furtado Meirelles - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (trt2.jus.br)

Dr. Nelson Faria de Oliveira e o Desembargador Davi Meirelles
 

 

Visita do Desembargador Fausto de Sanctis, Membro Fundador da CJLP

Visita do   Desembargador Federal  Dr. Fausto de Sanctis, do Tribunal  Regional Federal da 3ª Região de São Paulo ( TRF3)   ao Dr. Nelson Faria de Oliveira – Secretário Geral da CJLP – Comunidade de Juristas de Lingua Portuguesa, no dia 06 de Junho de 2022.

FAUSTO DE SANCTIS

Desembargador Federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região e escritor. Doutor em Direito Penal pela USP e Especialista em Processo Civil pela UnB. Membro do Conselho Consultivo da American University para Programas de Estudos Jurídicos Brasil - EUA. Recebeu distinção honrosa em 2016 da New York State Bar Association – NYSBA por ter sido considerado o magistrado-precursor das decisões atinentes à prevenção e ao combate da corrupção e da lavagem de dinheiro no Brasil. Membro da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa. Foi Procurador do Município de São Paulo, Procurador do Estado de São Paulo, na área da Defensoria Pública, e Juiz de Direito em São Paulo. Possui 30 obras publicadas no Brasil e no exterior

Fonte: https://www.jota.info/autor/fausto-de-sanctis

Dr. Nelson Faria de Oliveira e o Desembargador Davi Meirelles