Diretores do IMB e da ENSIM se associam à Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa
Diretores do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB e da Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados-ENSIM assinaram nesta quarta-feira, dia 17, a adesão à Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP). A reunião aconteceu na sede do Instituto, no Centro do Rio de Janeiro.
Diretores do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB e da Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados-ENSIM assinaram nesta quarta-feira, dia 17, a adesão à Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP). A reunião aconteceu na sede do Instituto, no Centro do Rio de Janeiro.
Na ocasião, tornaram-se associados da Comunidade de Juristas o Presidente do IMB, Desembargador Peterson Barroso Simão, o Diretor Geral da ENSIM, Desembargador Nagib Slaibi Filho, e o Diretor de Relações com a Justiça do Trabalho do IMB, Desembargador Maurício Drummond. O Diretor Artístico do IMB e Vice-diretor geral da ENSIM, Juiz Marcelo Piragibe, que já era associado da CJLP, promoveu o encontro em que participaram o Secretário Geral da CJLP, Dr. Nelson Faria de Oliveira, e a Membro-fundadora da CJLP, Dra. Regina Oliveira, além do Vice-presidente do Instituto de Direito Público e Privado do Brasil (IDPP), Dr. Plínio Lacerda Martins, que também se associou.
Novos Associados da CJLP:
Des. Peterson Simão
Des. Nagib Slaibi
Des. Maurício Pizarro
Dr. Plínio Martins
O Secretário da CJLP agradeceu ao Presidente do Instituto pela recepção e oportunidade de estar junto a “juristas do mais alto nível e renomados”, no IMB, “que é uma entidade das mais representativas no universo jurídico”. Ele contou que a Comunidade foi criada em 2009, na Universidade Clássica de Lisboa (Portugal), com o objetivo de ser uma entidade que reunisse juristas de língua portuguesa em países com essa origem, e também de língua portuguesa de outros países, como Japão, Espanha, França, Estados Unidos. “É a língua que nos une e tem uma força tão grande que facilita todos os contatos”. Afirmou, ainda, que todos os eventos realizados pela CJLP são realizados na língua portuguesa, mesmo quando realizados em países que possuem outra língua pátria, o que possibilitou congregar um imenso número de juristas, desde Magistrados ou membros do Ministério Público e advogados. A instituição promove congressos, seminários, divulgando livros e apoiando eventos organizados por juristas, e já realizou eventos em Portugal, Brasil, China e países africanos.
Ao final, desejando que a nova parceria entre IMB e CJLP prospere, o Desembargador Peterson Simão disse:
– Pode ser que eu esteja errado, nessa visão negativa, mas o mundo como um todo se encontra doente porque há guerras na Europa Oriental, na Ásia, no Oriente Médio, outros conflitos surgindo na Guiana com a Venezuela. Além disso, dentro do nosso Brasil, estamos vendo a população de bem ficar espremida, no meio, de um lado traficantes, de outro lado milicianos, e sinto que só através da cultura, dos livros, da educação, da firmeza do caráter é que vamos conseguir um mundo melhor. Temos que ter a esperança que Dom Quixote fala, de sonhos, e esses sonhos de um mundo melhor e de dias melhores só virão quando pessoas de bem e honradas ajudarem no sentido da educação entrar com mais força em todos os lugares e cantos do nosso Brasil, e do mundo inteiro. Outro dia, eu estava pesando: fica o cientista passando o dia todo fazendo remédio para curar o câncer, outro passando a noite toda fazendo uma operação cirúrgica cerebral, para salvar vidas, e estamos vendo no mundo de hoje pessoas umas matando as outras e, ao mesmo tempo fazendo uma competição de quem conseguiu matar mais. Então, vejo isso com muita tristeza, não sei quem tem razão. Essa união, essa cultura que temos nesse Instituto e nessa Comunidade é muito importante, porque, se ao invés de mexer com armas o mundo mexesse com livros, seria muito melhor.
O Magistrado comentou que está lendo um livro do Desembargador Nagib Slaibi Filho, e outro sobre Estruturas de Sentenças, para poder fazer um trabalho. “Ele cita o Carlos Maximiliano, o Chiovenda, o Ihering, mas quando ele citava esses juristas eu passava e queria exatamente, e naturalmente, ir para a leitura dele, o Dr. Nagib, que está com mais prestígio e é mais jurista do que esses que estou falando. É um grande jurista que o tribunal tem, além de ter vários livros, é uma pessoa muito querida e é um presente para o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ter o Desembargador Nagib”, elogiou o Desembargador Peterson.
Presenciaram a assinatura o Sócio Benemérito do IMB, Dr. Genilton Castilho, e o Pós-doutorando em Direito pela Universidade Federal Fluminense(UFF), Dr. Renato Cerceau, que acompanhou o seu Orientador na UFF, Dr. Plínio Lacerda Martins, e também se associou à Comunidade.
Fonte:
Fonte: IMB / Fotos: Conceição Sá