AMB DISCUTE SISTEMAS DE CONTROLE DE QUALIDADE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL NA COSTA RICA
24/05/13

SAN JOSÉ (COSTA RICA) – Dando continuidade aos compromissos, em San José, o Presidente da AMB, Nelson Calandra, e a Vice-Presidente de Direitos Humanos, Renata Gil, se encontraram com a Presidente da Corte da Costa Rica, Zarela Villanueva Monge, nesta quinta-feira (23). Na ocasião, trataram sobre os sistemas de controle de qualidade da prestação jurisdicional e a Magistratura brasileira.

Calandra entregou à Presidente da Corte a revista de Direitos Humanos da AMB, o botton e convidou a Magistrada para conhecer a sede da Associação, em Brasília. “Zarela foi pioneira no movimento associativo na Costa Rica, naquele tempo só existia a Associação das Mulheres Juízas. Temos uma relação de respeito e amizade muito antiga e aproveitei para falar de um programa de intercâmbio no Rio de Janeiro onde existe um sistema de controle da qualidade das deliberações judiciais”, afirmou.

Renata Gil falou sobre a experiência da comissão de controle de qualidade do Rio de Janeiro. “Eles ficaram encantados porque temos todos os dados estatísticos de todos os Juízes do Rio de Janeiro, em tempo real no computador, além do mapeamento de cada juízo. Isso permite saber onde estão os pontos de estrangulamento e como esses problemas podem ser resolvidos em tempo curto”, explicou.

“Muito importante a união latino-americana na defesa da independência da Magistratura. Creio que vamos trabalhar em conjunto todo poder judicial e as associações nesse intuito”, disse Zarela Villanueva Monge.

Participaram também da visita, a Presidente da Associação Costa-Riquense de Magistrados (Acojude), Adriana Oruco, o Ministro da Corte Suprema da Justiça, Rolando Vega Robert, e o integrante da Corte Superior, Juiz Alejandro López

Fonte: AMB